quinta-feira, 16 de junho de 2011

"Outra Modalidade de Relação com o Mundo" - Educação e Reabilitação de Pessoas Invisuais


A Fundação Nossa Senhora da Esperança vai realizar em Castelo de Vide, nos dias 16 e 17 de Junho de 2011, uma conferência de Tiflologia, intitulada "Outra Modalidade de Relação com o Mundo" - Educação e Reabilitação de Pessoas Invisuais (ver programa em anexo).

A Fundação Nossa Senhora da Esperança é uma instituição particular de solidariedade social, de inspiração cristã e de âmbito nacional, que tem por objectivo promover actividades assistenciais nos campos da tiflologia e da terceira idade.

Esta iniciativa surge devido a forte ligação que a Fundação tem com a tiflologia, uma vez que inicialmente a instituição funcionava como asilo de cegos.

Enabled by Design


It's all about people-powered products: We are a community of people passionate about well designed everyday products. By sharing our loves, hates and ideas, we can challenge the one-size-fits-all approach to assistive equipment through the use of clever modern design.

Enabled by Design is a social business run on a not-for-profit basis for the benefit of our community.

Enabled by Design was inspired by co-founder Denise Stephens' experiences following her diagnosis of Multiple Sclerosis in 2003. Having suffered a series of disabling relapses and hospital admissions, Denise was assessed by an Occupational Therapist (OT) and given a range of assistive equipment to help her to be as independent as possible. Although this equipment made a huge difference to her life, she became frustrated as her home started to look more and more like a hospital. But Denise had an idea...

More info: http://enabledbydesign.org/lovehates/#comments-open

1º Encontro Nacional "Superar Barreiras com TIC"

As tecnologias são um aliado poderoso da educação. Quando se trata de alunos com Necessidades Educativas Especiais, adquirem ainda maior dimensão ao assumirem-se como a diferença entre o ser espectador e o ser actor no seu processo de aprendizagem. São ferramentas que superam barreiras e promovem o acesso e a participação daqueles que, por algum motivo, não acompanham o normal fluir da aprendizagem. O 1º Encontro Nacional “Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas” pretende reunir vários intervenientes na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais para apresentarem, debateram e demonstrarem como é possível conseguir que estes alunos aprendam mais e melhor com as TIC e as Tecnologias de Apoio a seu lado. Encontrar e difundir boas práticas, mas acima de tudo, contribuir para a modelagem de atitudes e fomentar a pro-actividade na exploração destas ferramentas para a supressão de barreiras na aprendizagem de todos os alunos constitui a ideia base deste 1º Encontro Nacional.

O evento, surge do esforço concertado do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e o Laboratório de Conteúdos Digitais, uma das estruturas funcionais do Centro de Investigação de Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) com sede no Departamento de Educação (DE) da Universidade de Aveiro. Estas entidades acreditam no potencial que as TIC possuem no auxílio de alunos com problemas de aprendizagem e pretendem sensibilizar e incrementar o conhecimento sobre estas ferramentas.

O Encontro irá realizar-se no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro nos dias 17 e 18 de Junho de 2011.

O programa (também em anexo) e demais informação está disponível em: http://blogs.ua.pt/encontro_ticnee/?page_id=32

Encontro Superar Barreiras com TIC
A/C Centro de Competência TIC-UA
Departamento de Educação
Universidade de Aveiro
Campus de Santiago
3810-193 AVEIRO, PORTUGAL

e-mail: de-superarbarreiras@ua.pt

nº directo: + 351 234 378 155

Fonte: Rede Solidária

Transportes adaptados


Exmos.(as) Srs.(as),

Desde os anos 20 do século passado que a Viúva Monteiro & Irmão, Lda é um dos agentes mais importantes na mobilidade do concelho do Sabugal, contribuindo de forma decisiva para a inclusão social das faixas etárias mais desfavorecidas – os jovens e os idosos.

Foi neste sentido de combate à exclusão social que a Viúva Monteiro adquiriu recentemente um autocarro de pesado de passageiros adaptado ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida, com capacidade de transportar até 12 cadeiras de rodas. À data da aquisição da viatura, este era um dos dois veículos existentes no País.

Direccionado para dar resposta às instituições e entidades que apoiam pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, este veículo, especialmente preparado, tem 55 lugares sentados que poderão ser reduzidos até 5 lugares sentados e, simultaneamente, 12 cadeiras de rodas. Para tal, os bancos são desmontados previamente consoante o número de cadeiras de rodas a transportar (4 bancos por cada cadeira de rodas) e o sistema de acesso das cadeiras de rodas ao interior é feito através de uma plataforma elevatória, sendo a cadeira de rodas segura por um sistema próprio de retenção.

Caso as necessidades passem apenas pelo acesso ao autocarro especialmente por parte de idosos ou outras pessoas com mobilidade condicionada, a plataforma elevatória permite colocar os passageiros no autocarro sem ter que subir as escadas.

Desta forma, a nossa empresa vem dar a conhecer esta viatura que seguramente responde às vossas necessidades de transporte.

A promoção da qualidade de vida através do aumento da acessibilidade das pessoas de mobilidade condicionada como elemento essencial na equiparação dos níveis de vida e na integração social destas populações é um dos nossos objectivos.

Contacte-nos! O nosso número de telefone é 271 753 405, o nosso fax é 271 753 418 e o nosso correio electrónico é geral@viuvamonteiro.pt.

VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa


O ICOM Portugal organiza nos dias 26 e 27 de Setembro de 2011, em Lisboa, no Museu do Oriente, o VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa. No âmbito deste encontro, terá ainda lugar a I Reunião das Comissões Nacionais da CPLP.

Mais informação em: http://www.icom-portugal.org/iniciativas_seminarios,132,275,detalhe.aspx

Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia”


A Associação Salvador, com o objectivo de estimular a investigação no domínio da reabilitação psicomotora, promove o Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia”, no valor de €10.000. As candidaturas decorrem entre os dias 23 de Maio e 14 de Outubro.

Este prémio anual pretende financiar projectos cujo objectivo seja facilitar a vida das pessoas com deficiência motora, através do desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias, equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem as suas incapacidades.

Podem participar nesta iniciativa pessoas singulares, com mais de 18 anos, e pessoas colectivas, desde que sedeadas em Portugal.

Mais informação disponível em: http://www.associacaosalvador.com/index.php?option=com_content&task=view&id=168&Itemid=111&lang=en