quinta-feira, 12 de março de 2009

Questionário sobre a agenda europeia para a cultura

Está a circular um questionário, cuja difusão em Portugal é da responsabilidade da ETNIA, no quadro do projecto europeu" Cultura, Criação e Diálogo: a cultura como instrumento de estruturação da União Europeia".
O questionário em causa está a circular em oito países europeus até 15 de Março corrente, e os seus resultados constituirão a base da planificação de outros tantos Fóruns a realizar nesses países (incluindo Portugal) entre Abril e Maio próximos, e nos quais se deseja a participação de um número significativo de agentes socioculturais, profissionais de informação de cultura, representantes de instituições públicas e cidadãos em geral.
Tal como se assinala na introdução do questionário, um relatório final resumindo os resultados do processo de consulta será apresentado às instituições europeias no final do ano e também enviado a todas as pessoas interessadas, incluindo as que tiverem respondido ao questionário. As respostas mais originais e interessantes poderão ainda valer aos seus autores um convite para participação num dos Fóruns previstos.
É extremamente importante que haja uma significativa e ampla participação portuguesa neste projecto, que não sejamos indiferentes ás questões que nele se abordam nem ao exercício de cidadania europeia que lhe está subjacente.
A Agenda Europeia Para a Cultura não será porventura tão conhecida entre nós como deveria, mesmo se um dos primeiros grandes momentos de discussão pública sobre tema foi o Fórum Cultural Europeu realizado em Lisboa em Setembro de 2007 no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.
No entanto, trata-se de um processo da maior pertinência, decisivo para a definição da forma como a Europa lidará com a Cultura no futuro próximo. Ou, mais exactamente, com "as suas diferentes expressões e a sua diversidade, enquanto elemento-chave no desenvolvimento da União Europeia",como se alerta na introdução ao Questionário.
Agradece-se assim que respondam ao Questionário em causa, e que o difundam o mais possível nos vossos círculos profissionais ou de amizade.
O questionário está disponível na versão portuguesa em www.euromedinculture.org, para preenchimento electrónico.

Contacto:
Mário Alves
ETNIA
Rua do Poço dos Negros, 68 -1B
1200-340 LISBOA
+ 351 21 397 54 57
mario.alves@etnia.org.pt
www.etnia.org.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário